E problemas que, a princípio, podem parecer pequenos, podem acabar virando uma grande dor de cabeça no futuro. Muitos itens essenciais até para segurança não podem ser ignorados e a falta de cuidado pode pesar no bolso. Quer conhecer quais são os principais defeitos comuns dos carros? Continue acompanhando!
Motor
O motor é o coração do carro, entretanto não é raro que dê defeito. Na maioria das vezes, isso acontece por falta de cuidado do dono. O óleo lubrificante, por exemplo, é essencial para que ele funcione adequadamente, mas nem por isso todos os trocam no período recomendado.
A maioria das marcas recomenda fazer a mudança entre 5 e 10 mil quilômetros rodados, mas isso não é tudo. Carros que rodam pouco precisam trocar do mesmo jeito, pois após seis meses o líquido começa a oxidar e perde a qualidade de proteção. E se isso acontecer, seu motor começa a ficar sem lubrificação, juntando sujeira e superaquecendo. Em outras palavras, você detona a vida útil da sua peça mais fundamental. Não esqueça, também, de que o filtro precisa ser trocado junto: ele é muito barato, mas alguns mecânicos teimam em reaproveitá-lo.
Pastilhas de freios
As pastilhas são itens que costumam não ter uma durabilidade muito grande, mas ao mesmo tempo são pouco valorizadas pelos motoristas. Não é preciso refletir muito para saber que isso é um tremendo erro, porque o sistema de freios é talvez o mais importante do veículo.
As consequências podem ser desastrosas, portanto, é melhor evitar e proceder com a troca. São peças baratas e de simples manuseio, não gastando mais do que alguns minutos para a troca. O recomendado é verificar o estado delas a cada 10 mil km.
Correia Dentada
É uma tradição no Brasil trocar a correia dentada sempre que se compra um carro. E isso não está de todo errado, pois essa peça realmente sofre com o desgaste e pode causar muitos danos. É ela que conecta os eixos de comando de válvula com o virabrequim, fazendo a sincronia entre abertura e fechamento das válvulas.
Basta que ela se rompa para que o movimento perca a sincronia e elas se choquem com os pistões. Trocando a peça a cada 50 mil km você evita imprevistos. Vale lembrar que o serviço completo não é nada dispendioso.
Pneus
Os pneus são outros que estão entre os defeitos mais comuns dos carros. Não é raro vermos pessoas rodando com pneus carecas por aí, achando isso é normal. Mas o fato é que eles são o único contato efetivo do veículo com o solo, ou seja, se estiverem ruins você pode rapidamente perder o controle. Fuja de pneus remoldados e troque os seus pelo menos a cada 60 mil quilômetros ou sob recomendação do fabricante.
Esses são os itens que se incluem entre os defeitos mais comuns dos carros. O interessante é que quem faz a manutenção preventiva te faz gastar bem menos. Seja inteligente e evite problemas no futuro: é melhor prevenir do que remediar.
Agora que você sabe as Peças que mais apresentam defeitos no seu carro, não deixe de passar na Multicara e fazer a manutenção do seu carro!
0 comentários: